CulturaArteEdital

Edital Criação da Personagem – Aluno Cientista

Quem será o Aluno Cientista?

Iniciamos 2022 cheios de projetos na OTROPORTO e um deles, pra lá de especial, é o lançamento do edital para escolher o personagem que irá figurar no livro que está sendo criado aqui no Faber Sapiens.


Mas vamos do início. Que livro é esse?


Idealizado por Guy Barcelos e Ricardo Assumpção, professores do Laboratório Educacional Faber Sapiens, o livro intitulado Aluno Cientista é uma obra que reúne 35 experimentos científicos realizáveis em sala de aula, visando a auxiliar e diversificar as atividades de ensino de Ciências em educação básica. Como já acontece no Faber Sapiens, a ideia é propor práticas que coloquem o aluno como protagonista no processo, pesquisando, manipulando e experimentando objetos e aparelhos de laboratórios enquanto aprendem e se divertem.


O nome do livro faz referência a um personagem que irá acompanhar a obra e aparecer como protagonista neste divertido mergulho em alguns dos experimentos mais curiosos do mundo científico. De acordo com Duda Keiber, diretor da OTROPORTO Indústria Criativa e sede do Faber Sapiens, “A ideia deste personagem é que ele seja o fio condutor da obra literária. O edital visa a selecionar ilustrador com traço refinado, que busque representar a jovialidade e interesse de um aluno e que este aluno reforce a ideia de inclusão, um dos nortes das ações da associação OTROPORTO”.


De acordo com o professor Guy Barcelos, coordenador do Faber e um dos autores do livro, “o Aluno Cientista deve ser uma pessoa que tenha a curiosidade e alegria infantil, a rebeldia questionadora, crítica da juventude e a sabedoria da humanidade. Além, é claro, de um encantamento pela natureza, o maravilhamento com a vida e o acolhimento às diversidades do mundo.”


Briefing para os candidatos - O Laboratório Faber Sapiens


Para compreender um pouco desse universo que o Aluno Cientista se insere, vale mergulhar um pouco nas características do Faber Sapiens, laboratório onde todo o livro está sendo desenvolvido.


Localizado no bairro Porto, junto à sede da OTROPORTO Indústria Criativa, o Faber Sapiens é um laboratório didático contemporâneo e inovador no qual as aulas acontecem ao som de ópera, estilo musical preferido dos professores Guy e Ricardo. Imaginem um lugar lindo, cheio de vida e de excentricidade! Decorado com planetas coloridos, luminárias temáticas, globos terrestres, modelos de sistema solar, engenhocas, vidrarias, microscópios, um golfinho em tamanho real pendurado na parede, aquários-ecossistemas e plantas, muitas plantas. As aulas são divertidas, interativas, inclusivas.


Características do personagem


Deve ser uma pessoa que sintetize diversidade, curiosidade e conhecimento.


Não deve ser perfeito ou idealizado. Queremos uma pessoa, com tudo que carrega.


O personagem deve ser alguém distante do que se concebe, erroneamente, como normal.


Ele é diferente.


Inscrições


As inscrições ao Edital de Criação do Aluno Cientista ficam abertas até 25 de março e podem ser feitas gratuitamente através do link https://forms.gle/KaB8czwAxboeiiRs8. Inscritos deverão fazer upload do esboço do personagem proposto. Poderão participar artistas brasileiros ou estrangeiros, maiores de 18 anos ou menores de idade sob representação legal.


O ilustrador selecionado receberá premiação de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e deverá replicar o personagem criado em 20 esquetes sugeridas.


Dúvidas devem ser sanadas pelo contato@otroporto.com.br .


O projeto é desenvolvido pela OTROPORTO e Laboratório Faber Sapiens, com apoio da Sagres, Connexxion Export e Editora 5 Continentes.


Clique aqui para acessar o edital

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição