PORTO MEMÓRIA: A PESQUISA DE GUILHERME PINTO DE ALMEIDA

O projeto Porto Memória nasceu com a Associação OTROPORTO Indústria Criativa, em 2016, como uma de suas primeiras iniciativas. Seu propósito, desde então, é resgatar, rememorar e divulgar a história, o papel e a vocação do Porto de Pelotas enquanto equipamento urbano e Patrimônio Cultural da cidade. É fruto – e parte – da revivescência funcional, social e cultural do complexo operacional, entorno e região portuários, como um todo. Guilherme Pinto de Almeida, arquiteto e urbanista oriundo da FAUrb-UFPel, é o pesquisador responsável pelo projeto.

O processo de pesquisa recorre, em profundidade, à bibliografia e à documentação escrita e iconográfica, sendo todas igualmente valorizadas como evidência histórica, a partir de análise e interpretação críticas. É realizado em acervos físicos e digitais. São consultados in loco, principalmente, arquivos de instituições como o Porto de Pelotas, a Bibliotheca Pública Pelotense, a Bibliotheca Rio-Grandense e a Biblioteca da Superintendência dos Portos RS, em Rio Grande. O acervo iconográfico, documental e bibliográfico pessoal do autor também é fonte de consulta, assim como o referencial acervo do Prof. Dr. Eduardo Arriada, amigo e colaborador. Remotamente, são importantes as buscas em diversos acervos digitais, em especial da Biblioteca Nacional do Brasil, da Brasiliana Fotográfica, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Além do formato TBT, publicado às quintas-feiras no Instagram, o Porto Memória está sendo publicado no formato de colunas no site da OTROPORTO. 

Com o design de Valder Valeirão, os textos revisitam alguns dos temas relativos ao Porto de Pelotas, de outra forma, com layout e espaço diferenciados.Todo este material está, também, compilado em um livro, lançado em duas edições e distribuído à rede pública de ensino (municipal e estadual) de Pelotas.

Convidamos todos a conhecer o projeto Porto Memória OTROPORTO Rede de Economia Criativa em otroporto.com.br/projetos/porto-memoria ou pelo instagram @otroporto.

O projeto Porto Memória (TBT, Livro e Colunas) tem como apoiadores a Connexion Export, Portos RS, Sagres, CMPC e CGCL.