Cultura

DOWNLOAD GRATUITO DE PUBLICAÇÕES

A OTROPORTO abre um espaço para downloads gratuitos em seu site, dedicado à disponibilização, aos leitores e comunidade em geral, de publicações de sua autoria e realização, bem como de publicações produzidas por parceiros.

 

ALMANAQUE DO BICENTENÁRIO DE PELOTAS
Obra em três volumes realizada pela Gaia Cultura & Arte entre 2011 e 2014, o projeto Almanaque do Bicentenário de Pelotas surgiu para resgatar a Revista do 1º Centenário de Pelotas, realizada por João Simões Lopes Neto em 1912, e também para, na sequência deste trabalho, revisitar a história bicentenária de Pelotas em homenagem ao seu ducentésimo aniversário.

O Planejamento Cultural é de Fernando Keiber, a Coordenação Geral de Duda Keiber, a produção executiva é de Alexandre Mattos, a Coordenação de Pesquisa e Iconografia de Guilherme Pinto de Almeida, o Design Gráfico e a Montagem são de Valder Valeirão e a Coordenação Editorial de Luís Rubira. O trabalho teve o financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Josapar, Biri e Companytec.


Acesse nos links abaixo
Almanaque do Bicentenário de Pelotas - Volume I

Almanaque do Bicentenário de Pelotas - Volume II

Almanaque do Bicentenário de Pelotas - Volume III

 

 

PORTO MEMÓRIA

O projeto Porto Memória nasceu em 2016, com o propósito de resgatar, rememorar e divulgar a história do Porto de Pelotas enquanto Patrimônio Cultural. A publicação é uma divulgação parcial do trabalho realizado pela OTROPORTO, sob a responsabilidade do pesquisador Guilherme Pinto de Almeida.

 

O projeto Porto Memória nasceu com a reativação das operações do Porto de Pelotas, em 2016, como uma das primeiras iniciativas da Associação OTROPORTO Indústria Criativa. Idealizado pelo produtor cultural e Diretor de Projetos da OTROPORTO, Duda Keiber, tem por objetivo resgatar, rememorar e divulgar a história do Porto de Pelotas enquanto Patrimônio Cultural. 

Realizado pelo arquiteto e urbanista Guilherme Pinto de Almeida, Pesquisador da OTROPORTO, o projeto conta com um processo de pesquisa que acredita na potência da iconografia como evidência histórica, a partir de sua devida análise e interpretação críticas, em complemento à pesquisa em documentos escritos e na bibliografia relativa.
 

PORTO MEMÓRIA (1ª edição)
A primeira edição do livro Porto Memória, lançada em outubro de 2021, reúne 20 textos sobre os primórdios do Porto de Pelotas, acompanhados de iconografia anotada. 

A edição teve distribuição em toda a rede escolar municipal e estadual de Pelotas e é uma realização da OTROPORTO Indústria Criativa, com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Federal 8.313/91) e apoio da Sagres Agenciamentos Marítimos.

 

Acesse no link abaixo
Porto Memória (1ª edição)

 

PORTO MEMÓRIA (2ª edição)
Porto Memória 2ª edição, publicado em 2022, é uma realização da OTROPORTO Indústria Criativa com patrocínio de Portos RS e apoio da Sagres Agenciamentos Marítimos, Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar-FURG) e Connexion Export.

 

Acesse no link abaixo
Porto Memória (2ª edição)

 

PORTO MEMÓRIA (3ª edição)

A 3º edição, publicada em 2023, traz três imagens, inéditas em relação às anteriores, totalizando 20 textos e 27 imagens históricas (acompanhadas de notas iconográficas).

 

Acesse no link abaixo
Porto Memória (3ª edição)

 

ALUNO CIENTISTA

A obra é um instrumento de aprendizagem gratuito e acessível, são 140 páginas completas com experimentos, práticas, modelagens exemplificadas de maneira lúdica e reflexiva por meio de imagens e ilustrações. O livro digital é uma versão em PDF acessível para que possa ser processada por sistemas de leitura e ampliação de telas.

Idealizado pelos professores do Laboratório Faber Sapiens, Guy Barcellos e Ricardo Assumpção, a obra busca oferecer caminhos para o aprendizado de certos conceitos fundamentais da alfabetização científica na esfera da Educação Básica.

Acesso o livro AQUI

O livro Aluno Cientista é uma realização OTROPORTO, Ministério da Cultura e Governo Federal. Tem patrocínio de Sagres, Rocha Agenciamentos Marítimos, CCGL e CMPC e apoio de Faber Sapiens, CCMar e Museu Oceanográfico-FURG.