Cruzeiro do Saber



O projeto Cruzeiro do Saber foi idealizado e é coordenado pelo professor Lauro Barcellos. Realizado pelo CCMar-Furg e OTROPORTO Indústria Criativa, a iniciativa visa a dar visibilidade, valorizar, preservar e enaltecer a hidrovia que liga as cidades de Pelotas e Rio Grande através de especialíssimos passeios didáticos nos barcos-escola do Centro de Convívio dos Meninos do Mar. Desta forma, a iniciativa pretende compartilhar a história, a natureza, a economia e outros aspectos diretamente ligados à funcionalidade, operação e geografia destas águas sagradas.
A bordo dos barcos “Anunciada” e “Flor do Mar”, são ofertadas experiências educacionais contemplativas, científicas e humanistas para oferecer ao público-alvo a oportunidade de conhecer um espaço aquático e histórico, de vivenciar o mundo natural e compreender os complexos fenômenos biológicos, sociais e econômicos que têm como cenário o estuário do Rio Grande.
Os passeios didáticos conectam os municípios de Rio Grande e Pelotas/RS, gerando a oportunidade ímpar de navegar a convidados, estudantes, autoridades e comunidade em geral.
Contextualização
Rio Grande e Pelotas são cidades que nasceram da força de suas águas. Suas condições geográficas potencial hidroviário, não apenas com acesso ao mar, mas também ao maior sistema de lagoas doces do mundo (Dos Patos e Mirim), bem como a seu sangradouro (São Gonçalo) e às vias interioranas de rios e arroios foram o que forjaram sua ocupação, sua história e seu apogeu econômico. Pelas águas, o tráfego de pessoas e produtos colocava Pelotas e Rio Grande em uma posição privilegiada para o comércio e a abundância econômica. O charque, as indústrias, os portos caracterizam a sina destes lugares, que tiveram nas águas uma grande motriz do seu desenvolvimento possibilitando hoje termos portos dos maiores do RS e do Brasil.
A recente revitalização do Porto em Pelotas e o acréscimo da movimentação fluvial em todo estado trouxe mais uma vez a valorização da hidrovia e sua potencialização, influenciando positivamente em ambas as comunidades.
