Recicle



O projeto Recicle é uma ação idealizada pela empresa Sagres e focada nos conceitos de upcycling e economia circular.
Através da destinação dos uniformes, EPIs e cordas portuárias – que seriam encaminhados ao descarte – para grupos de costureiras e artesãs locais e também aos alunos do CCMar-FURG (uniformes em boas condições de uso), a empresa criou uma nova vida útil através do uso criativo e do reaproveitamento dos itens. Evitar o desperdício e incentivar atitudes sustentáveis são também o norte condutor desta ideia.
O projeto Recicle, em parceria com a Sagres, está dividido em 3 eixos:
- Eu apoio: iniciativa em conjunto com o CCMar – Centro de Convívio dos Meninos do Mar | Furg (Rio Grande/RS) que reaproveita os uniformes em melhores condições para uso dos alunos da escola.
- GAB: o Grupo de Artesãs da Barra (5º Distrito – Rio Grande/RS) transforma uniformes e coletes em artesanatos de animaizinhos da fauna marinha local.
- Beija Flor: em parceria com a Beija Flor Natural Arte (Pelotas/RS), uniformes, cordas e ferraria de coletes viram novos itens como bolsas de feira, porta-plantas, veda-portas, cintos e bolsas de jaqueta.
Todo material produzido pelas costureiras/artesãs do GAB e da Beija Flor são adquiridos pela própria empresa Sagres e distribuídos como brindes a seus colaboradores e visitantes, estimulando a economia local e inserindo recursos na indústria criativa.
Recicle aumentando suas parcerias
A partir do sucesso e do bom exemplo originado no projeto Recicle Sagres, outras iniciativas foram inspiradas e encontram-se em desenvolvimento.
Recicle Reusa Farda – Em realização conjunta com a Brigada Militar, novos itens surgem do reaproveitamento das fardas.
Em 2023, o Governo do Estado do RS realizou a troca de fardamento de mais de 18.000 brigadianos gaúchos, visando maior conforto e mobilidade. As fardas descontinuadas, nas mãos da OTROPORTO e da Beija Flor, tornam-se novos itens utilitários como chapéus e bolsas, lidando com um passivo ambiental de forma criativa e inteligente, gerando recurso a grupos de artesãs e potencializando boas ideias.
Recicle Proantar – Junto com a Marinha do Brasil e o Programa Antártico Brasileiro, a OTROPORTO recebeu fardamentos especiais destinados a militares em expedição ao Continente Gelado. Com o apoio do CCMar-FURG e a criatividade e parceria da Beija Flor, eles se tornaram lindos bolsões e cobertores para combate ao frio.
Ambos os projetos inovadores – Reusa Farda e Proantar – buscam patrocínios privados para o pagamento dos serviços de produção. A distribuição dos materiais produzidos é feita na seguinte escala: 50% destinados ao patrocinador, 40% destinados ao doador dos uniformes (Brigada Militar e Marinha) e 10% são destinados à OTROPORTO, como mostruário e acervo.
Contextualização
